segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Um senhor gás para crescer

Um senhor gás para crescer
Gasduc III vai escoar gás natural da Petrobras para municípios fluminenses

texto: Edilson Lima

Projetado para escoar a produção de gás natural da Petrobras no Espírito Santo e na Bacia de Campos para municípios do Rio de Janeiro, o gasoduto Gasduc III, com 183 km de extensão, interligará o Terminal de Cabiúnas, em Macaé (RJ), à Estação de Compressão de Campos Elíseos da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Duque de Caxias (RJ). Será o gasoduto de maior capacidade já construído no país. Poderá transportar até 40 milhões de m3/dia.

Em agosto de 2008, o consórcio Odetech – formado pela Odebrecht (líder) e Techint Engenharia – assinou contrato com a Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), empresa da Petrobras, no valor de R$ 640 milhões, para construção e montagem da linha-tronco e do sistema de fibra ótica do gasoduto, com 104 km de extensão, ligando Macaé (Cabiúnas) a Cachoeiras de Macacu (embocadura do túnel, na Serra do Gavião), ambas no Estado do Rio de Janeiro. A conclusão dessas obras está prevista para 15 de novembro de 2009. Os 13 km iniciais já foram construídos e entraram em operação em 12 de abril, suprindo as usinas termelétricas Mario Lago e Norte Fluminense, em Macaé.

O trecho de 104 km, com Cabiúnas e Cachoeiras de Macacu em suas extremidades, é o Pacote I. Cruzará outros três municípios: Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. No pico da obra, de agosto a setembro, o número de trabalhadores chegoua a 2.800.

O consórcio está desenvolvendo programas para formação profissional, dinamização do comércio local e preservação do meio ambiente. Implantou três centros de inclusão digital para a comunidade e os trabalhadores, em Macaé, Rio das Ostras e Silva Jardim. Até novembro, serão alfabetizadas mais de 1.400 pessoas, integrantes da comunidade e do consórcio, como resultado de parcerias com a Secretaria de Educação de Silva Jardim; Associação de Moradores do Bairro Aroeira e provedor de banda larga Via Cabo, em Macaé; e Associação de Moradores do Bairro Palmital, em Rio das Ostras.
Fonte: Odebrecht Informa Online
http://www.odebrechtonline.com.br/materias/02101-02200/2129/

Nenhum comentário:

Postar um comentário